A pesquisa
As fotografias que fazem parte do projeto, Retratistas do Morro, foram tiradas entre décadas de 1970 e final de 1980, por retratistas tradicionais que aturam nas vilas, favelas e comunidades do país. Esses acervos são constituídos de imagens em película com diversos formatos: negativos P&B e coloridos em médio formato (6×6), 35mm, ½ 35mm e monóculos em filme positivo. Para garantir a preservação deste material, os filmes positivos e negativos – que são feitos de elementos perecíveis – precisam passar por um processo de estabilização de danos, limpeza físico-química, digitalização e restauração digital. Parte dessa memória fotográfica já foi perdida, consumida pelo tempo. Um dos ideais desse trabalho é também contribuir para o não-desaparecimento de imagens que representam uma parte tão importante das identidades culturais do país. Veja abaixo nosso trabalho de restauração: à esquerda da tela apresentamos as imagens originais e à direta após serem restauradas.
Etapas de trabalho
– Edição das imagens: organização dos grupo de imagens que serão restauradas, por ordem de prioridade; – Catalogação / identificação do conteúdo e período das imagens: nessa etapa é realizada a identificação do ano em que a fotografia foi realizada, as pessoas envolvidas, o local e o tipo de assunto/temática com a qual está lidando – aniversário, velório, baile, formaturas escolares, retrato para documentos de identidade, casamento, concursos, batismos, movimento de resistência e afirmação de identidade cultural, arquiteturas, início das ocupações populares na região da Serra, construção de barracos, modos de vida cotidiana, atividades religiosas e etc. É coletado um breve descritivo (no formato de uma foto legenda) do próprio fotógrafo sobre a imagem. – Classificação de dano: nessa etapa os negativos são organizados por graus de depreciação e dano para a definição da logística de trabalho nas etapas de limpeza, digitalização e restauração digital. – Limpeza: os negativos são higienizados, em duas etapas – física (poeira e sujeiras externas) e química (remoção de fungos e excedente de químicos fotográficos de revelação presentes no negativo) – de acordo com o grau de depreciação que se encontram e possibilidade de recuperação identificada anteriormente. – Digitalização: realização de digitalização em duas etapas: uma em baixa resolução para criação de banco de dados digital de acesso rápido ao material e outro em alta resolução de 6400 dpi, que irá ser utilizada para o processo de tratamento digital gerando a imagem final recuperada. – Restauração digital: Reparação de danos , limpeza e restauração dos seguintes aspectos da imagem: cores, luminância, saturação, contraste, volumes e profundidade de campo; – Elaboração dos textos: Produção textual referente a biografia dos retratistas e ao contexto de realização das séries de imagens. Os textos serão traduzidos do Português para o Inglês. – Desenvolvimento de projetos culturais que possam gerar distribuição e promoção das imagens restauradas do conteúdo criado pelo projeto.